"Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão"Sl 127:3
A PAZ DO SENHOR,
A pouco dias ganhei um presente que me deixou muito feliz. Meu filho participou de um retiro espiritual (acampamento) e quando voltou me disse a seguinte frase: -" Mãe, lá foi maravilhoso, eu descobri que sempre tive em casa os mesmos ensinamentos, tudo que o pregador dizia me lembrava a senhora, porque ja havia me dito as mesmas coisas. A senhora sempre me falou sobre o amor de Deus, Jesus, Espirito Santo e eu pude aprofundar meus conhecimentos".
Naquele momento, com tudo o que ele dizia, lembrando até as pregações do pastor nos cultos que ele foi, me senti maravilhada e feliz, pois sempre conversei muito com ele.
Partindo disso e da facilidade que outros adolescentes tem em partilhar comigo seus problemas,na maioria com seus pais, percebi que muitos pais não estão conseguindo ter um diálogo com seus filhos. Isso não é nada saudável, pois o mundo esta aí, cheio de armadilhas, com artimanhas para adotar o seu filho.
No versículo acima, diz que Deus confiou os filhos a vocês pais e que, um dia, terão que prestar contas do como você cuidou,ou porque deixou de cuidar. já pensou nisso? já pensou no tamanho da confiança do Senhor para contigo? já parou para pensar no que você poderia fazer de diferente para melhorar o diálogo com seu filho?eu tenho ouvido muitos adolescentes a reclamação de que seus pais vivem dizendo que eles não servem para nada , que são desvalorizados o tempo todo com palavras que doem no peito.Pais!!! não façam isso!!!! palavras depois de ditas, não voltam mais.Irão acompanhar seus filhos para o resto da vida.
Sabemos que nos dias de hoje com tantas banalizações é difícil ensinar nossos filhos e mantê-los nos caminhos do Senhor, mas precisamos nos preparar e fazer o melhor. O que fazer? como fazer? bom não temos uma receita pronta, o que deu certo para mim pode não dar para você, mas você pode tentar.
Lembre- se sempre que a fase mais difícil é a adolescência, aquela fase que você também passou , em que achavamos que ninguém nos entendiam, que tudo que faziamos para agradar, acabava por desagradar, se ficava quieto ,se falava, lembrou? Talvez ao relembrar, você pode fazer diferente agora, vamos lá?
1º Passo.Orar constantemente. Pagar o preço pelo seu filho nas madrugadas, fazer campanhas de oração.
2°Valorizar mais os seus filhos.Este é o ponto mais crítico, tenho recebido diversas queixas de adolescentes de ambos os sexos que qestionam que tudo que fazem para agradar os pais, não esta bom. Eu me lembro de quando eu era adolescente, eu arrumava toda a casa, fazia a janta para minha mãe, mas quando ela chegava em casa,ela só via que o arroz ficou salgado, que eu esqueci de recolher a roupa,mas não via que eu havia ido na roça arrancar a mandioca,descascar e preparar a janta,nós fazemos muito isso, vemos o que não foi feito, você nunca se sentiu assim? ser cobrado daquilo que não fez,sendo que fez tantas outras coisas que superam seu defeitos?
3ºSaber o que seu filho pensa. O que pretendem para o futuro. Bom!!!! aqui eles sempre são indecisos.mas se vocês tiverem um dialogo, poderá ajudá-los a encontrar sua verdadeira vocacão.
4º Saber com quem andam.Isso é fundamental, diga me com quem andas que direi que és. Os adolescentes odeiam que criticamos seus amigos, mas é preciso conversar sempre sobre seus amigos.Pois, infelizmente, uma má companhia poderá levar seu filho para um caminho sem volta: Uso de dorgas, prostituição, furtos, etc...
5ºouvir antes de criticar. É aqui que a maioria dos pais pecam. Eles chegam e impõem sem ouvir. É dificil ouvir quando estamos estressados,mas é necessário. Tenha sabedoria e discernimento ao conversar com seu fiho.
6ºser amigo, confidente. é o que eu disse lá em cima, se você não fizer isso, o mundo faz. Eu sempre deixei claro para o meu filho a verdade, sempre dizer a verdade, já aconteceu de ele me contar algo que eu queria dar uma boa surra, mas parei e pensei, se eu fizer isso,ele nunca mais vai confiar, então eu o repreendi, perguntando o que ele faria se ele fosse meu pai naquele momento e pedi para ele escolher qual castigo ele preferia naquela situação e que isso seria inegociável.
7ºdemostrar interesse no que eles fazem. Nesta fase, eles estão sempre comprometidos com aulas de violão, inglês, balé,etc... Eles gostam de receber elogios,não é porque você esta pagando a conta que oja ta tudo bem, é necesario sua participação.
Eu converso abertamente com o meu filho, como se estivesse conversando com uma amiga, isso faz com que ele se sinta importante e responsável pois lhe dá segurança nas sua decisões próprias. Ele tem orgulho de dizer aos amigos que sou sua mãe, e eu tenho orgulho de dizer que ele é o meu filho a quem Deus me confiou.
Se você esta passando por problemas com seu filho, é hora de refletir e mudar suas atitudes, automáticamente, eles também mudarão. E, se precisar de ajudar , estamos aqui.
TODA HONRA E TODA GLÓRIA AO SENHOR!!!!