domingo, 18 de julho de 2010

QUEBRANDO SILÊNCIO,ROMPENDO BARREIRAS




Violência sexual contra crianças e adolescentes é fato e infelizmente acontece dentro e fora de casa.As vezes o agressor é alguém próximo da família,embora não queremos acreditar nisso já que geralmente é aquela pessoa a qual sempre confiamos, por isso as crianças se sentem tristes e culpadas quando tal fato acontece e deixam de contar por medo,tristeza ,até mesmo por falta de compreensão do que esta acontecendo e passam anos sofrendo abuso sem nada relatar e levam este fato para sua vida adulta,prejudicando –os para o resto de suas vidas.
Geralmente, os pais falam para as crianças não conversarem com estranhos,se esquecendo de alertar contra pessoas conhecidas que irão utilizar de artimanhas para atraí-las. Os abusadores usam de vários métodos para enganar a criança,se é da família, usa entre outras coisas, a autoridade. É preciso informar,sensibilizar e mobilizar a sociedade para quebrar o silencio e romper as barreiras.
Para transformar esta cruel realidade é necessário partir para a ação efetiva e a melhor maneira de evitar que as crianças e os adolescentes continuem sendo abusados é a informação .Caso haja a suspeita,deve comunicar-se imediatamente o conselho tutelar,ou o disque 100,para quem ainda não sabe,o dique 100 é um canal de denúncia da Secretaria Especial de Direitos Humanos ,gratuito de âmbito nacional que registra denuncias contra crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência e encaminham para os órgãos competentes.
Vamos abraçar esta causa?

Nenhum comentário: